Tuesday, December 09, 2008

Sobre pérolas e porcos

Hoje tinha como objetivo fazer as tarefas do dia-a-dia com consciência. Pensar na finalidade daquilo que estou fazendo. Pois então precisei lavar as mãos. Tinha acabado o sabonete da saboneteira e abri um novo para, finalmente, fazer aquilo que precisava. Resolvi prestar atenção na caixinha do dito sabonete: “Lux Luxo Renove-se. Com extrato de pérolas e hidratantes para uma pele renovada” “Quer saber como transformar sua pele num passe de mágica? Lux Luxo Renove-se com extrato de pérolas esfolia delicadamente sua pele, renovando-a e revelando toda a sua beleza. Sua varinha de condão em forma de sabonete.” O que seria extrato de pérolas? !!! O desenho indica as caras pérolas que se formam dentro das conchas de alguns moluscos. Oras, com atenção, é possível acreditar que um sabonete é feito com extrato(?) de pérolas? Mas, é lógico que a propaganda trabalha com o irracional. Pense em você no supermercado, com uma lista de compras na cabeça, algum problema pessoal lhe atormentando e algum outro do trabalho. O que valerá na escolha entre um sabonete e outro é o preço e como a embalagem dele atinge algumas questões irracionais. A pérola dá a sensação que estamos comprando um produto que vale mais que o preço. Indicado (afinal, trata-se de “extrato de pérolas”!). O complemento são as letras em cor de ouro (remete à mesma sensação anterior e mostra aquilo que, no fundo, a maioria das mulheres almeja: a estabilidade e a beleza do ouro e das pérolas). “Renove-se” indica: seja uma pérola, algo raro. Tudo no texto indica magia e a beleza dos contos de fadas, a beleza que é descoberta no final (“passe de mágica”, “revelando toda a sua beleza”, “varinha de condão”). Ou seja, adquira as pérolas mágicas e deixe de ser a gata borralheira, seja uma princesa. Falando assim, é completamente ridículo. Pois é, caímos nessa. Olha este texto que está na aba oposta aos ingredientes de fabricação: “Atenção redobrada: as impurezas agora vão ficar só em pensamento já que sua pele vai se revelar sempre linda! Prepare-se para uma enxurrada de elogios”. Vamos lá, isto é completamente ridículo para estar em um produto de uma empresa séria! Parece previsão de horóscopo de jornal. É risível. E, como nem tudo é só mentira ou só verdade, na outra aba temos em letras pequenas: “Ingredientes: sodium, tolomate, aqua, sodium cocoate/palm kernelate, glycerin, parfum, coconut acd, sodium chloride, bentonite, mica, titanium dioxide, polyethylene, tetrasodium edt, pear powder, mel, etoronic acid, disodium distrylbphrnyl dsulfonate, o 12095, alpha isometryl,” etc. etc. Nada de pérolas... Conclusão 1: desconfiar sempre daquilo dito em propagandas. Fazer a massa cinzenta funcionar e treinar um pouco o pensamento crítico. Ficamos mais chatos, cínicos e céticos, mas o mundo também fica mais divertido. Quase um circo. Conclusão 2: a verdade sempre é passada em mensagens mais difíceis de decifrar e analisar. Quando é passada.

Lembranças