Wednesday, December 17, 2008

O que você quer ser quando você crescer?

Estes dias vi na Discovery (novamente - enquanto a Net fizer a promoção de todos os canais interessantes ficarem abertos aos réles mortais com pacote básico, agradeço imensamente aos céus) um comercial de algum programa (não me lembro qual) encabeçado por algum doidão ávido por aventuras (não é o Bernstein e suas expedições tentando provar uma teoria que ele quer provar para o programa ficar legal). Ele dizia: "quando me perguntavam o que queria ser quando crescesse eu respondia: 'crescer?'". Ou algo muito parecido. Grande resposta.

O que exatamente significa esta pergunta tão profunda feita por pais e parentes idiotas? Já ouvi uma pessoa relatando que o filho estava desorientado, nem sabia o que queria ser quando crescesse - o pequeno tem 13 anos! Tenha dó! Quando uma adulto faz essa pergunta espera uma resposta tipo: médico, advogado, engenheiro, arquiteto. Nada a ver com o que realmente a pessoa deseja ser, como ser humano (com exceção de uma criança que diz querer ser advogado. Neste caso, já é possível prever como ela será como "ser humano").

Agora há pouco, retornei uma ligação de uma amiga para o telefone da empresa em que ela trabalha. Um rapaz atendeu e o diálogo foi:

- Olá, meu nome é X. Eu gostaria de falar com a Y.
- Ah, tá. Sobre o que se trata.
- Na verdade, estou retornando uma ligação que ela me fez e não tenho idéia do que se trata. Não estava no recado. (Para o bem da empregabilidade de minha amiga não podia dizer: "é assunto pessoal, papo de menina, merda, se liga!")
- Bem. É a X de onde?
- Onde? São Paulo.
- Mas de qual empresa?
- Empresa? Nenhuma. Você poderia somente dizer à Y que estou ao telefone?

Consegui falar com a Y. Mas logo me lembrei do comercial da Discovery. Talvez por ter refletido sobre a necessidade de as pessoas rotularem e colocarem crachás nos outros e sobre si mesmas. Você necessariamente não vale somente por existir. A grande pergunta é "você existe para quê mesmo?". A maioria responde e ninguém sabe a resposta. A melhor foi do loucão da Discovery: "crescer?". E ficaria bem entusiasmada se um dia ouvisse uma criança respondendo a mesma coisa aos pais incautos.

Alguns iriam voltar a assistir o jogo de futebol, outros iriam entender que a criança "não tem futuro". Uma pena.

Lembranças